Transformações artesanais de plantas medicinais e aromáticas
Tisanas
As plantas silvestres são colhidas à mão nas pradarias, vales e montanhas da Lusitânia, Alpes e Pirinéus.
Após a colheita são secas rapidamente à sombra e armazenadas intactas.
Para preservar ao máximo as suas propriedades e sabor, só no momento de embalar são reduzidas a pedaços mais pequenos.
Misturas Valor de Troca: 4❤
Plantas Valor de Troca: 3 ❤
Fígado e Vesicula Plantas estimulantes do funcionamento do fígado e vesícula. Contribuí para o bom funcionamento do sistema digestivo
Mistura de plantas diuréticas, analgésicas e desinfectantes das vias urinárias. Tomar durante 3 semanas.
Para terminar ou acompanhar a refeição, para degustar a qualquer altura do dia, para ajudar a digerir uma refeição pesada… delicioso!
Plantas que vão ajudar a proteger a mucosa do estomago e estimular a produção de sucos digestivos; evitando assim refluxo, azia, etc
Juntam-se plantas com propriedades anti-sépticas das vias respiratórias, calmantes e anti-espasmódicas para acalmar a tosse, emolientes para amaciar a garganta e febrifugas.
Plantas que fortalecem o musculo cardíaco, estimulam a microcirculação cerebral e ajudam a regularizar a tensão arteria
Mistura de plantas com acção calmante, anti-espasmódica e reguladora do sistema nervoso central.
Uma tisana para as mulheres com plantas que ajudam a regular o sistema hormonal, acalmam o sistema nervoso e os espamos musculares. A tomar na semana antes e durante o periodo.
As folhas têm acção: . diurética, elimina o ácido úrico (úteis na gota); . anti-inflamatoria leve e sudorifico ( usado como antirreumatismal); . Vasoprotectora e venotónica. . Laxativo ligeiro (osmótico devido ao manitol).
Astenia mental e física, problemas digestivos e hepáticos, infecções respiratórias e da esfera ORL( ouvidos, nariz, garganta).
Utilizado afecções gastrointestinais, como antidiarreico; Inflamações do aparelho urinário; gota; na hipertensão, como diurético; diabetes. Em uso tópico: nas afecções osteoarticulares, infecções orofaríngeas e afecções cutâneas purulentas.
É a planta da vesicula biliar por excelência, é também um anti- escurbutico, aperitivo, diuretico. Fadiga, eczema, atonia vesicular Mau funcionamento do fígado e vesicula, hiperlidémias associadas, cólicas intestinais, colecistites, colelitíases, enxaquecas relacionadas com disfunção hépato biliar. Asma. Como depurativo no tratamento de fundo de dermatites. No reumatismo e artrites. Devido a presença de alcaloides deve-se fazer tratamentos descontínuos de 2 semanas com iguais períodos de desca